Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

30 de Outubro em Florianópolis Livro Luz Em Einstein




 
Livro "Luz em Einstein", de Carmen Fossari, após ter sido lançado na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo  é lançado em Florianópolis  no EXPERIMENTA

O livro "Luz em Einstein", de autoria de Carmen Fossari,  após ser lançado na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Estande Loyola/Brandão,  terá uma  sessão de autógrafos  no dia 30 de Outubro  em Florianópolis às 19.30 horas, durante a programação do Projeto Experimenta , promovido pela Secretaria de Cultura da UFSC, SecArte /UFSC.
O lançamento do livro (Editora Luiza Moreira, Delicatta, São Paulo) ocorrerá na Igrejinha do DAC ( Departamento Artístico Cultural) a rua Victor Lima, 117, Praça Santos Dumont, Trindade.
Durante o lançamento do livro “Luz em Einstein” acontecerá uma intervenção visual nas paredes externas da antiga Igrejinha e no Teatro da UFSC, através de projeções  de fotos sobre a vida de Albert Einstein e cenas da peça, do texto do livro.O texto  teve duas apresentações no ano passado e  terá uma nova montagem, com  temporada em Novembro do ano em curso.



Sobre o livro



O livro "Luz em Einstein" traz a peça teatral que trata da vida e obra de Albert Einstein. Três atores interpretam o personagem de Albert Einstein: AE1, dos 18 aos 30 anos; Albert Einstein Jovem (AEJ), dos 30 aos 55 anos, e Albert Einstein (AE) com a idade de 55 aos 76 anos de idade.



O texto prioriza o jogo que se estabelece na relação do espaço/tempo com a presença simultânea das três personagens Einstein em tempos diferenciados de sua vida.



A seleção dos momentos elencados e recriados na peça objetivam, ao trazer aspectos do infindo universo da vida do gênio Albert Einstein, priorizar a cultura da paz, tanto apregoada por ele, um ferrenho antibelicista. O cientista e o cidadão, o humor e o amor, a mente laboratório e o coração imenso, assim chega ao nosso palco Albert Einstein personagem, que se divide em três personagens.




Há no livro algumas licenças poéticas. A cena sobre o filho adotivo de Hans só ocorreu quando viúvo da primeira esposa em segundo casamento; Walther Mayer provavelmente foi assassinado pela polícia nazista, mas em homenagem a amizade que nutria por AE, nesta peça o personagem acompanha AE aos EEUU.



Dentre os fatos que o cientista viveu elencados nesta dramaturgia: a Alemanha pré-segunda Guerra Mundial, a América macartista, a criação do Estado de Israel, o erro – por Einstein assumido e lamentado – ao projetar que a Alemanha estava produzindo uma bomba atômica e o que o fez escrever uma carta alertando tal fato ao Presidente Roosevelt e que – tal carta – caindo em mãos outras acabou acelerando a criação e o uso da bomba atômica – projeto que já estava em andamento nos Estados Unidos. A militância antibelicista nesta peça teatral revela um aspecto muito marcante da vida do gênio da ciência moderna, aliás, fator motivador desta obra.



O texto perpassa pelas teorias que vão sendo reveladas ao público no transcorrer da peça, mescla-se à rigidez de algumas cenas do universo da ciência, como os postulados de Einstein com cenas onde habitam personagens do universo de cotidianidades que trazem o lado lúdico,

     ao tempo de estar em constante abstração  para suas elaborações físicas ,mantinha um  fino humor , e sabia rir de si mesmo, ficando sempre perplexo de como despertava a idolatria das pessoas . Implacável  com o mundo bélico , sofreu  com a chegada ao poder de Hitler, exilando-se , até sua morte, na América do Norte.
A autora  ressalva  que o texto começou a ser pesquisado para a celebração do Ano da Luz da Unesco e que por diversos motivos acabou se prolongando. Um fator motivador a autora credita às palestras que o astrofísico e presidente do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina Adolfo Stotz Neto proferiu ao Grupo Pesquisa Teatro Novo — vinculado ao Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da mesma Universidade — sobre o universo da obra de Albert Einstein. "Desde então milhares de páginas lidas, desde biografias, as obras autorais e sobre ele em três anos intensos onde o sol e a lua eu espreitava sob o prisma einsteiniano", diz a autora.

Einstein e seus enunciados científicos revolucionaram a Ciência, junto com seus pares cientistas – a física quântica quebrou paradigmas.

 O  desenvolvimento acelerado das tecnologias modernas que abarcam a sociedade do conhecimento bem como a compreensão do movimento do universo, da relatividade do tempo, o tempo-espaço — como uma dimensão indissociável — não resultam, dada a genialidade de seus enunciados, menores do que o exercício de sua cidadania: apregoou um mundo mais humano, de Paz, e a isto deve o teatro à sua cena.
Sobre a autora

Carmen Fossari é natural de Florianópolis, filha de Domingos Fossari e de Irene Maria Belli Fossari.
Mestre em Literatura Brasileira, pela UFSC, com opção em Teatro, e doutora, também pela UFSC, em Engenharia e Gestão do Conhecimento com a tese "Criacão do Conhecimento em Processos Dramatúrgicos à Luz do Texto Literário". Diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC. Coordenadora e professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC. Diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC.Recebeu no ano de 2018 o Prêmio Isnard Azevedo, concedido pela Fundação Franklin Cascaes de Florianópolis.
Atriz, escritora, produtora e diretora teatral já dirigiu e produziu mais de 60 peças teatrais nas categorias de Teatro Adulto, Infantil de Títeres e de Rua.
http://dac.ufsc.br/grupo-pesquisa-teatro-novo-gptn/carmen-fossari/ ]

Textos das orelhas do livro


Luz em Einstein

A Arte é uma ciência aonde a humanidade descobre e inventa a si mesma. A Ciência é uma arte  aonde a  humanidade descobre e inventa o seu próprio caminho. Unir as duas é tarefa nobre e reservada aos que sendo artistas são verdadeiros cientistas ao fazê-lo. Luz em Einstein demonstra claramente o quanto a teatróloga Carmen Fossari se torna uma cientista da arte ao nos encantar no palco com a vida do maior gênio do século vinte, imortal para todos os séculos, como a peça que aqui  vira livro.
Adolfo Stotz Neto - Astrofísico e escritor, Diretor do Grupo de Estudos Astronômicos (GEA) da UFSC


O estético e o ético em "Luz em Einstein"

"Luz em Einstein" de Carmen L. Fossari é, sem dúvida, um excelente espetáculo no sentido estético. Ótima direção, bons atores, figurino primoroso, iluminação perfeita e cenário criativo. Há, todavia, em "Luz em Einstein", um sentido ético que não se esgota no deslumbramento dos sentidos. Ali é mostrado um Einstein perseguido, tanto na Alemanha nazista, quanto pelo macartismo americano. Alguém que manteve seus ideais de liberdade e lutou pela paz e contra a injustiça. O que vi em "Luz em Einstein" não foi apenas uma pérola para os sentidos, mas um aviso de tempos sombrios e de injustiças. "Luz em Einstein" nos lembra que a arte é também consciência de um tempo. Ela nos alerta para o que foi e pode ser novamente, para o totalitarismo que anda à espreita.
Maria de Lourdes  Alves Borges "Dudi"
 Dra. em Filosofia, escritora e professora de Filosofia da UFSC.

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do livro "Luz em Einstein", de Carmen Fossari, com a presença da autora

QUANDO: 30 de Outubro  de 2018, terça feira , com sessão de autógrafos às 19.30 horas
Com intervenção Visual  fotografias projetadas nas paredes externas  dos prédios da Igrejinha e Teatro da UFSC sobre avida de Einstein ( em caso de chuva, as projeções acontecerão, nas paredes internas da Igrejinha)
ONDE:  Igrejinha da UFSC  no Projeto EXPERIMENTA , SecArte/DAC/UFSC














Foto  da Bienal em SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EINSTEIN EM LUZ TEATRO GPTN

hamletnokabuki: Hamlet no Festival Internacional Argentina “Olmedo...

hamletnokabuki: Hamlet no Festival Internacional Argentina “Olmedo... : Pesquisa Teatro Novo DAC SecArte UFSC , participa de Festival Intern...